Início   |  Partidas e Ciladas  |   Problemas   |  Contato   |  Links   

quarta-feira, 24 de junho de 2015

O Match do Século vem aos cinemas



Em alguns meses nós enxadristas teremos uma razão especial para ir aos cinemas: vem às telas o filme Pawn Sacrifice (sem título em português ainda), que conta a história do lendário campeão americano Bobby Fischer e do campeonato mundial que ficou conhecido como "match do século", quando ele finalmente derrubou a supremacia histórica dos soviéticos no xadrez.

Abaixo o trailer.


O filme é dirigido por Edward Zwick (O Último Samurai, alguém?), e promete muito, tendo excelentes atores nos papeis principais: Liev Schreiber faz o campeão russo Boris Spassky, com quem de fato tem uma considerável semelhança fisionômica. E no papel de Bobby Fischer está o aparentemente imortal Tobey Maguire — imortal, sim, pois não é que ele nada mudou desde seus tempos de Homem Aranha!

O Match do Século


Para quem não sabe a história deste campeonato mundial, ela é basicamente assim: até 1970, em plena Guerra Fria, a União Soviética era rainha indisputada no universo enxadrístico: com centenas de clubes, dezenas de grandes-mestres, e frequentes torneios apoiados pela máquina soviética, era uma força tremenda, sem par. Dos melhores dez jogadores, nada menos que sete eram soviéticos. Os outros eram o dinamarquês Bent Larsen e o húngaro Lajos Portisch. E um estranho norte-americano chamado Robert James Fischer. Os Estados Unidos, como nação enxadrística, eram inexistentes! Pois bem. A partir de 1970, esse jovem yankee, que já vinha derrotando os mais fortes, dominou o mundo enxadrístico e bateu sem respeito nos melhores soviéticos. O seu caminho triunfante levou ao almejado embate pelo título mundial que mostra o filme, onde incrivelmente um norte-americano desafiou e derrotou os soviéticos em sua própria grande especialidade.
Spassky e Fischer durante o match, 1972

Um aparente ponto fraco do filme é que o Tobey não se parece lá muito com o campeão americano, o que de fato tem levado muita gente a criticar o filme antes mesmo de lhe dar uma chance. Mas aqui  é bom mencionar que se não fosse pelo próprio Tobey Maguire o filme nunca teria sido produzido: o ator é um grande apreciador do xadrez, e foi ele quem deu origem ao projeto, há já quase dez anos! Para mim, creio que a melhor forma de assistir ao filme é não se fazendo demasiadas comparações com a história real, e simplesmente aproveitar essa raridade que é um filme inteiramente focado no xadrez.



 Comparação: acima Bobby Fischer, abaixo Tobey Maguire o interpreta




Tendo visto apenas o trailer, estou ansioso para a saída do filme — cujo lançamento no Brasil, aliás, ainda não está marcado; nos EUA sai 13 de Setembro —, e não há dúvida de que este será um clássico do xadrez cinemático, no mínimo à altura de A Defesa Luzhin e Lances Inocentes. Mas gostaria de mencionar duas objeções que tenho. A primeira é sobre a figura do Spassky. Este sempre foi conhecid por ser um gentleman perfeito, e é difícil imaginá-lo comportando-se da forma antagonística que o trailer parece nos mostrar.
"Você não parece estar bem, Robert James" — algo que o Spassky real jamais diria
O segundo problema é que o filme, sendo sobre o Bobby Fischer — notoriamente um jogador não tão, digamos, equilibrado —, só vem reforçar os estereótipos com os quais sempre nos deparamos: xadrez deixa as pessoas malucas; enxadristas são lunáticos obcecados! Claro que a maior parte dos enxadristas profissionais são pessoas centradas e, até onde se vê, bastante "normais". E é claro que nós outros, enxadristas em um nível mais capivaresco menos forte, sabemos que somos absolutamente normais! Não...?


2 comentários:

  1. Muito bom, pra quem já conhecia o perfil de Spassky e Fischer nota alguns detalhes que não se assemelham com a realidade, mas para o cinema muitas vezes é necessário inventar algumas coisas para prender os leigos também. A cena em que você comentou sobre Spassky, era necessária para que o filme deixa-se o Fischer mais desequilibrado. Vamos aguardar nos cinemas ou algum link pirata com tradução de baixa qualidade em algum site com vírus! kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Acho que vai ser filmaço mesmo. Só temos que torcer pra sair nos cinemas daqui!

      Excluir