Início   |  Partidas e Ciladas  |   Problemas   |  Contato   |  Links   

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Uma partida de Napoleão








Mate Légal no gambito do rei

Aqui segue uma das variações do famoso mate de Légal:

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Joshua Waitzkin



O enxadrista americano Josh Waitzkin aos oito anos de idade.

Brancas jogam - mate em 2

Uma Historieta de Xadrez - Devoradores de Reis

Havia já dois presos no cubículo novo para onde eu fora levado. Um deles, um homem alto, corpulento, de barba preta, assim falava, conversando em voz baixa com o companheiro:
– Durante esta semana só consegui comer um rei. Você teve mais sorte, devorou dois!
O outro, sem se perturbar, com uma naturalidade impressionante, retorquiu:
– Não se lembra mais você da rainha que comeu o mês passado?
– Santo Deus – disse comigo mesmo – estou aqui, numa prisão, com dois loucos terríveis! Esses homens, verdadeiras feras, falam em devorar um rei, como se um soberano de cetro e coroa, fosse um bife que se come às pressas na hospedaria da estrada. Eram, com certeza, republicanos exaltados, que, arrastados pela paixão política, haviam perdido o uso da razão; e a mania deles, no triste estado de demência em que se achavam, era a extravagante preocupação de transformar todos os monarcas da terra em iguarias e manjares.
Confesso que tive grande medo dos meus companheiros de prisão. E se eles me tomassem por algum soberano da Grécia ou da Bulgária? Estaria eu irremediavelmente perdido.
Lembrei-me então do conselho prudente de um velho médico amigo meu: “Quando estiveres entre os doidos, finge-te doido também.
E foi isso que resolvi fazer. Passar, aos olhos daqueles dois loucos, por um terceiro louco, vítima da mesma mania. Levantei-me, então, solene, e a eles me dirigi da seguinte forma:
– Isso que os senhores contam não é nada! Já comi, em menos de um ano, vários reis, rainhas e princesas.
E como os regicidas já me observassem com grande espanto, achei mais prudente acrescentar:
– Já enguli vivo um arquiduque com roupa, medalha e tudo!
– Esse camarada está doido –– resmungou o homem da barba preta.
– Louco varrido – acrescentou o outro. – O melhor é não lhe dar importância alguma. Vamos jogar uma partida.
O homem da barba preta puxou então de sob uma banqueta rústica um tabuleiros de xadrez e uma coleção de peças encardidas e toscas, desse conhecido jogo. Só então percebi o engano e atinei com o ridículo em que havia caído. Aqueles dois homens não passavam de simples e pacatos enxadristas; as peças do jogo – reis, damas, bispos, cavalos, etc – na falta de material mais próprio, eram fabricadas com miolo de pão. Pela combinação original existente entre eles, o vencedor de cada partida tinha o direito de devorar o rei adversário. Isso importava, para o vencido, num grande sacrifício, pois era forçado a economizar, nas refeições seguintes, uma parte do pão suficiente para fabricar um novo rei.



Do livro de Malba Tahan: Maktub