Em alguns meses nós enxadristas teremos uma razão especial para ir aos cinemas: vem às telas o filme Pawn Sacrifice (sem título em português ainda), que conta a história do lendário campeão americano Bobby Fischer e do campeonato mundial que ficou conhecido como "match do século", quando ele finalmente derrubou a supremacia histórica dos soviéticos no xadrez.
Abaixo o trailer.
O filme é dirigido por Edward Zwick (O Último Samurai, alguém?), e promete muito, tendo excelentes atores nos papeis principais: Liev Schreiber faz o campeão russo Boris Spassky, com quem de fato tem uma considerável semelhança fisionômica. E no papel de Bobby Fischer está o aparentemente imortal Tobey Maguire — imortal, sim, pois não é que ele nada mudou desde seus tempos de Homem Aranha!
O Match do Século
Spassky e Fischer durante o match, 1972 |
Um aparente ponto fraco do filme é que o Tobey não se parece lá muito com o campeão americano, o que de fato tem levado muita gente a criticar o filme antes mesmo de lhe dar uma chance. Mas aqui é bom mencionar que se não fosse pelo próprio Tobey Maguire o filme nunca teria sido produzido: o ator é um grande apreciador do xadrez, e foi ele quem deu origem ao projeto, há já quase dez anos! Para mim, creio que a melhor forma de assistir ao filme é não se fazendo demasiadas comparações com a história real, e simplesmente aproveitar essa raridade que é um filme inteiramente focado no xadrez.
Comparação: acima Bobby Fischer, abaixo Tobey Maguire o interpreta
Tendo visto apenas o trailer, estou ansioso para a saída do filme — cujo lançamento no Brasil, aliás, ainda não está marcado; nos EUA sai 13 de Setembro —, e não há dúvida de que este será um clássico do xadrez cinemático, no mínimo à altura de A Defesa Luzhin e Lances Inocentes. Mas gostaria de mencionar duas objeções que tenho. A primeira é sobre a figura do Spassky. Este sempre foi conhecid por ser um gentleman perfeito, e é difícil imaginá-lo comportando-se da forma antagonística que o trailer parece nos mostrar.
"Você não parece estar bem, Robert James" — algo que o Spassky real jamais diria |
Muito bom, pra quem já conhecia o perfil de Spassky e Fischer nota alguns detalhes que não se assemelham com a realidade, mas para o cinema muitas vezes é necessário inventar algumas coisas para prender os leigos também. A cena em que você comentou sobre Spassky, era necessária para que o filme deixa-se o Fischer mais desequilibrado. Vamos aguardar nos cinemas ou algum link pirata com tradução de baixa qualidade em algum site com vírus! kkk
ResponderExcluirÉ verdade! Acho que vai ser filmaço mesmo. Só temos que torcer pra sair nos cinemas daqui!
Excluir