O bispo branco de f4 e a torre negra de a8 (?)!? Interessante problema de "retro-analysis"!... A posição do diagrama só pode ser atingida com duas capturas "en-passant". O peão negro de b3 estava antes em a4 e havia um peão branco em b2. Assim o bispo negro de f4 nunca poderia ter saído (peões negros em d2 e b2). Assim, o bispo de f4 só pode ser promovido! E havia outra captura "en-passant": com um peão negro em e7 e um peão branco em d5. Assim, o único peão negro que “sobrou” era o peão de f7, que só pode ser promovido em f1, uma vez que o peão de f7 não poderia ser “transferido” para a coluna c através de capturas (fxe, exd, dxc) já que o peão branco faltante é o da coluna “a”. Aparentemente, a solução de coroar em f1, impede que seja o cavalo, já que por f1 não há saídas para o cavalo. Assim, só poderia ter sido a torre de a8. O cavalo coroado não poderia ter saído antes da formação de peões (d2-e3-g3-h2) ter sido formada, pois senão o bispo branco de h7 não poderia ter saído... O único problema é que o peão negro de f2 tenha capturado uma peça (dama ou torre branca em g2) e coroado em g1. Aí a coroação do cavalo seria possível... (será um “furo” do problema?). Estou errado? Alguém pode esclarecer?
O bispo branco de f4 e a torre negra de a8 (?)!?
ResponderExcluirInteressante problema de "retro-analysis"!...
A posição do diagrama só pode ser atingida com duas capturas "en-passant". O peão negro de b3 estava antes em a4 e havia um peão branco em b2. Assim o bispo negro de f4 nunca poderia ter saído (peões negros em d2 e b2). Assim, o bispo de f4 só pode ser promovido!
E havia outra captura "en-passant": com um peão negro em e7 e um peão branco em d5. Assim, o único peão negro que “sobrou” era o peão de f7, que só pode ser promovido em f1, uma vez que o peão de f7 não poderia ser “transferido” para a coluna c através de capturas (fxe, exd, dxc) já que o peão branco faltante é o da coluna “a”. Aparentemente, a solução de coroar em f1, impede que seja o cavalo, já que por f1 não há saídas para o cavalo. Assim, só poderia ter sido a torre de a8. O cavalo coroado não poderia ter saído antes da formação de peões (d2-e3-g3-h2) ter sido formada, pois senão o bispo branco de h7 não poderia ter saído... O único problema é que o peão negro de f2 tenha capturado uma peça (dama ou torre branca em g2) e coroado em g1. Aí a coroação do cavalo seria possível... (será um “furo” do problema?). Estou errado? Alguém pode esclarecer?
A solução está correta? Estou curioso...
ResponderExcluir